Cairo Desktop Environment é um aplicativo para o gerenciamento da Área de Trabalho que pode substituir a barra de tarefas padrão e o Menu Iniciar do Windows, adicionando novos elementos e dispondo as coisas em seu desktop de um modo semelhante ao que acontece no Mac e no Ubuntu.
Este software se destina principalmente a quem gosta de novidades na área de personalização de desktop, “setor” em que já encontramos uma infinidade de coisa. Aqui você tem uma ferramenta simples, configurável e confiável para personalizar a Área de Trabalho de seu Windows XP ou Vista.

Uma nova barra de tarefas
A principal novidade é uma novíssima barra de ferramentas, posicionada ao topo de sua Área de Trabalho. Isso torna possível dispensar a tradicional, pois a nova possui vários recursos para acessar aplicativos e locais do sistema de modo rápido, através de atalhos muitas vezes configuráveis.


Além disso, você tem nesta nova barra um relógio e uma bandeja tal qual a do Windows, onde ficam localizados atalhos para programas abertos na máquina. Um sistema de busca no desktop também está presente e deve facilitar a vida de quem costuma ter muitas coisas ali e acaba se perdendo na hora de encontrar algo.

Desktop
O desktop também é um ponto que merece ser destaque nesta análise, pois o Cairo Desktop Environment possui uma ferramenta interessante para ele. Nas configurações do programa é possível selecionar a exibição (ou não) dos arquivos presentes em sua Área de Trabalho toda vez clica sobre a barra.
Desse modo, não importam quantas janelas estejam abertas, basta apenas clicar sobre a barra do Cairo para que surja na tela o conteúdo de seu desktop, sobreposto a tudo o que está funcionando e maximizado.

Além disso, visualizam-se na base da tela de seu monitor, botões que abriem/minimizam as janelas de aplicativos rodados em seu computador. Caso o número de janelas abertas seja muito grande, é possível utilizar o botão de lista no canto direito desta barra inferior e visualizar todas.

Locais
A guia “Places” possui uma série de atalhos que levam você para diversos aplicativos do sistema de seu computador: Meu Computador, pasta Arquivos de Programas, Lixeira, pasta de sua conta de usuário, Downloads, Documentos, Minhas Músicas e Minhas Imagens. Tudo isso está reunido em um único lugar para facilitar seu acesso.

Programas
Na nova barra de ferramentas você encontra cinco botões: do sistema, programas (“programs”), locais (“places”), documentos (“documents”) e downloads. O único destes que você pode configurar o conteúdo é o de programas e isso é feito na primeira vez em que o Cairo Desktop Environment é aberto após sua instalação ou então clicando no botão do sistema e indo até a opção “App Graber”.

App Graber

Lá é possível definir quais programas são exibidos na aba “Programs” e também separá-los por categoria, ou seja, você escolhe o conteúdo e também o modo como são organizados para não deixar nada na bagunça e facilitar a sua vida na hora de encontrar alguma coisa.

Encerrando o Cairo
Assim como desligar, reiniciar, alternar de usuário e hibernar o seu computador, encerrar o Cairo também pode ser feito através do botão do sistema presente no canto esquerdo da barra de ferramentas.

Tamanho: 1,06 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7 Empresa: Cairo Development Team


JACKSON MATTOS

O Secure Wipe é um software que tem a função de apagar arquivos da memória do computador sem deixar vestígios. Ele oferece vários métodos de eliminação, com quantidades variadas de etapas, para que você escolha a que considera a mais segura ou interessante.
Mesmo quando um diretório é removido da lixeira, ele ainda pode ser encontrado no computador, já que não foi necessariamente apagado. O que ocorreu foi que o espaço que ele ocupa foi marcado como vago. Quando for necessário, outro pedaço de informação ocupará aquele lugar. Um programa como o Secure Wipe evita que isso aconteça, apagando qualquer traço remanescente do arquivo.

Dicas de uso
A interface principal do programa é bastante simples. Há dois campos: o primeiro serve para apagar diretórios inteiros, ou seja, pastas cheias de arquivos; e o segundo para apagar arquivos únicos, como documentos, instaladores, planilhas, músicas, vídeos etc.

Interface principal

Clique no botão com reticências para abrir uma janela do Explorer e selecionar o arquivo ou pasta desejada. Em seguida, clique em “Erase” (Apagar) e espere até que o processo seja concluído. Lembre-se de que após clicar em “Erase” não há mais volta!
Antes de deletar qualquer arquivo, você pode achar interessante regular algumas configurações do programa. Vá para aba “Settings”, na parte inferior da interface. Na seção “Eraser” você escolhe qual método deseja usar. Repare que entre parênteses aparece a quantidade de passos que cada um deles usa.

Configurações

Já na seção “General” você pode marcar opções como “Delete Subfolder” para apagar subpastas, “Silent Mode” para que o programa opere em segundo plano e “Reduce memory usage” para que o Secure Wipe use menos a capacidade de processamento, ou seja, ideal para computadores com menos memória RAM.

Tamanho: 916 KB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: TCPmonitor

JACKSON MATTOS
Template Para Blogspot